Um clássico cheio de História

UD Leiria e AC Marinhense defrontam-se para o Campeonato de Portugl, e carimbam o 27º jogo entre as duas equipas

UD Leiria vai disputar mais uma jornada da Série E do Campeonato de Portugal, num clássico frente ao AC Marinhense, que vai marcar o 27º confronto entre os dois emblemas. No total dos confrontos, a UD Leiria soma 9 vitórias e 10 empate e 7 derrotas.

O balanço nos golos é também a favor da UD Leiria, já que os unionistas têm 31 golos marcados, ao passo que os jogadores do emblema da Marinha Grande somam 28 golos, no total dos confrontos.

A maior vitória nos confrontos entre as duas equipas foi de 5-2, conquistada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Nesse encontro marcaram Leandro Souza, Adriano Castanheira por duas vezes e João Vieira, também por duas vezes.

 

Uma partida especial

É uma partida com um carácter especial, já que em 1966/67, ano da fundação da UD Leiria, se realizou o primeiro jogo da equipa do lis, precisamente frente ao AC Marinhense. A estreia aconteceu com um empate a dois golos, num jogo particular realizado frente aos alvinegros, que seria o grande rival da União de Leiria nos tempos que se seguiram.

A 1ª equipa da UD Leiria que disputou o 1º clássico era treinada pelo treinador-jogador António da Cruz Pinto Saraiva, campeão europeu pelo Sport Lisboa e Benfica. O plantel era composto por Familiar, Rousseau, Vitalino, Carlos Pinho, Lello, Graça, Veloso, Marciano, Virgílio, Fernando “Pinto”, Encarnação, Ramiro, França, Cardoso, Neto, Manuel Pinho, Raúl Ferreira, Fernando Valentim, Alexandre, Manuel Jorge, Barreto, Fernando Loureiro e Manuel Ferreira.

 

O jogo está marcado para as 20h15 da próxima segunda-feira (22 fevereiro), com transmissão em direto no Canal 11.