Comunicado Futebol Formação (COVID-19)

Na sequência da Orientação nº 36/2020 anunciada ontem pela Direcção Geral de Saúde e das notícias vindas hoje a público relativamente a um atleta da formação do nosso clube infectado com a doença COVID-19, cumpre à Direcção da União Desportiva de Leiria prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. Depois de mais 5 meses de paragem, a Resolução do Conselho de Ministros 55-A/2020, de 31/07/2020 veio autorizar o regresso à actividade desportiva em contexto de treino e competição, sem público.
  2. Baseando-se nesse documento, a Direcção da União Desportiva de Leiria decidiu retomar a actividade desportiva no clube, dando início aos treinos das equipas que competem nos campeonatos nacionais, o que aconteceu de forma faseada: a 10/08 a equipa de Juniores, a 17/08 a de Juvenis A e a 19/08 a de Iniciados A.
  3. Para o efeito, foi preparado e implementado um Plano de Contingência COVID-19, com o objectivo de diminuir o risco e possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2 e tendo em vista a protecção da saúde e a segurança de todos os atletas, treinadores e colaboradores da nossa Academia.
  4. Este Plano de Contingência foi respeitado com todo o rigor e responsabilidade por todos intervenientes nos treinos realizados até agora.
  5. No Domingo de manhã, dia 23/Agosto, tendo sido informados por um nosso atleta do escalão de Sub17 de que estaria infectado, de acordo com o referido Plano de Contingência e em plena articulação com as autoridades de saúde, foram tomadas as medidas que se impunham de isolamento e acompanhamento de todos os elementos que compõem o respectivo grupo de treinos.
  6. Tendo sido apurado que o referido caso teria origem num contexto familiar, não havia, portanto, qualquer razão impeditiva para que as restantes equipas continuassem a sua preparação para a nova época, sempre dentro do cumprimento escrupuloso das orientações superiormente recebidas.
  7. Contudo, a Orientação nº 36/2020, ontem emitida pela Direcção Geral de Saúde (25/08/2020), veio agora determinar que, no actual contexto epidemiológico, os treinos para todos os escalões etários devem garantir o distanciamento físico permanente de pelo menos três metros entre praticantes, remetendo para as federações respectivas a elaboração de regulamentação específica para a prática desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo.
  8. Face a esta nova orientação da DGS, a Direcção da União Desportiva de Leiria decidiu suspender por tempo indeterminado e com efeitos imediatos, todos os treinos das equipas que os haviam iniciado, ficando a aguardar comunicação oficial da Federação Portuguesa de Futebol relativamente a esta matéria.
  9. Entretanto, todos os elementos do grupo de trabalho (restantes atletas, treinadores e staff) do escalão de Sub17 já realizaram testes de despistagem tendo todos eles testado negativo.
  10. A Direcção da União Desportiva de Leiria não pode deixar de agradecer a forma rápida, sóbria e eficaz com que as autoridades de saúde, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria, geriram todo este processo.
  11. Não pode também a Direcção da UDLeiria deixar de repudiar a forma leviana como esta questão foi tratada por parte de um órgão de comunicação social da nossa cidade, imputando ao nosso atleta condutas que este nunca adoptou, nomeadamente ao insinuar que treinou depois de fazer o teste, o que comprovadamente nunca ocorreu.
  12. Em nome de todos os unionistas, desejamos rápida recuperação ao nosso atleta e a todos os elementos da sua família que foram afectados por esta doença.Leiria, 26 de Agosto de 2020

A Direcção da UDLeiria,