A UD Leiria é Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas

A União Desportiva de Leiria está de Parabéns e recebemos uma das desejadas prendas, somos Entidade Formadora Certificada pela FPF com 4 Estrelas, e vemos assim reconhecido o trabalho de qualidade que tem sido realizado no Futebol de Formação da UD Leiria.

Importa desde já agradecer a todos que integraram e colaboraram neste processo, sendo mais do que justo e merecido um Obrigado especial ao Pedro Santos – Diretor de Entidade Formadora da UDL e ao Wilson Gomes – Coordenador Técnico da UDL, que são os grandes obreiros e responsáveis por esta distinção.

O Pedro chegou ao Clube em Setembro de 2019, depois de nos ter contactado a oferecer-se para fazer um estágio não remunerado e desde a 1ª hora aceitou o desafio por nós proposto de Liderar o Processo de Certificação da UDL, isto depois de em 2018/19 o nosso clube não ter obtido qualquer certificação. Colocou mãos à obra, fez a Formação de Diretor de Entidade Formadora da Portugal Football School, e com grande capacidade de liderança, empenho, persistência e muita insistência e persuasão, conseguiu motivar-nos a todos para o Processo de Certificação e mesmo depois de alcançadas as 3 estrelas no final da época 2019/20, continuou a convencer-nos de que era possível fazer ainda mais e melhor.

O Wilson chegou ao Clube em Julho de 2018 para comandar os nossos Iniciados A e depois de uma época difícil e atribulada, aceitou o desafio por nós proposto de assumir a Coordenação Técnica de todo o Futebol de Formação da UD Leiria e delinear e produzir, com a restante estrutura da Academia, o Documento Orientador do Futebol de Formação da UD Leiria, documento esse que representa o ADN Unionista e define o nosso jogar e atleta em todos os patamares da formação, de acordo com o que são os nossos Valores e Identidade. Hoje esse Documento é distinguido e elogiado pela Estrutura da FPF!

A União Desportiva de Leiria apresentou-se ao Processo de Certificação pela primeira vez em 2015, com o Processo de Certificação ainda a desenrolar-se no antigo formato e com outros critérios, tendo a União Desportiva de Leiria alcançado a Certificação com reservas no final da época 2016/17 e a Certificação Plena na época seguinte 2017/18, já com o Clube a ser liderado por esta Direção.

Sentimos na altura que as linhas orientadoras pelas quais nos guiávamos, não nos representavam enquanto Clube Formador e entendemos redesenhar o nosso Processo Formativo. Foi nesse momento também que passámos a estar sozinhos no Processo, sem qualquer apoio, colaboração ou envolvência da antiga SAD. Voltámos ao ponto zero e foi essa decisão que nos permite hoje estar a celebrar a obtenção das 4 Estrelas.

Temos consciência que ainda temos oportunidades de melhorar, ainda mais quando hoje caminhamos lado a lado e de mãos dadas com o nosso parceiro, a União de Leiria, Futebol SAD, que connosco integrou o Processo de Certificação para esta época e que por isso também está de Parabéns!

Precisamos no entanto de muito mais, mais e melhores infraestruturas, mais e maior envolvimento dos Sócios e dos Unionistas, mais e maior reconhecimento da sociedade civil e mais, muito mais e maior apoio das entidades públicas e privadas pelo trabalho que fazemos em prol dos jovens, do desporto e do Concelho e Distrito de Leiria, mas também estamos confiantes que mais cedo ou mais tarde estas entidades olharão para o nosso clube com outros olhos.

É para nós o fim de um ciclo, que termina com o sentimento de dever cumprido, em que saímos de cabeça levantada pelo muito que fizemos que ainda não havia sido feito, mas com a consciência de que muito há ainda por fazer. Mas porque hoje é Dia de Festa, vamos ao que verdadeiramente importa. Parabéns UDL!

A Direcção