A fase de subida explicada

A UD Leiria garantiu no último sábado o acesso à fase de subida à II Liga

A vitória por 3-0 sobre o Sertanense FC, no último sábado, ditou que a equipa do lis garantisse o acesso à fase de subida à II Liga, e um lugar na nova 3ª Liga, em 2021/22.

Quem serão os adversários, quando e como será jogada a fase de subida e como será decidida a subida de divisão? Neste artigo esclarecemos todas estas dúvidas sobre a Fase de Subida à II Liga.

 

Terminada a 1ª Fase do Campeonato de Portugal 2020/21, o que acontece?

Na primeira fase competem 96 equipas, distribuídas por 8 séries (Da Série A à H). No fim desta fase, os 1ºs classificados de cada série ficarão apurados para uma outra fase: A Fase de Subida à II Liga.

As equipas que terminarem entre o 2º e o 5º lugar irão disputar o acesso à nova III Liga.

Já as equipas que terminarem entre o 6º e o 8º lugar, permanecem no novo Campeonato de Portugal, em 2021/22 (Nova 4ª Divisão).

As equipas entre o 9º e o 12º posto irão automaticamente descer aos campeonatos distritais correspondentes. Abaixo disponibilizamos um gráfico que coloca toda esta informação visualmente.

Retirado do site oficial da FPF

Como será disputada a Fase de Subida à II Liga?

Após a primeira fase estar concluída, é tempo dos 1ºs classificados de cada série disputarem o acesso à II Liga 2021/22. Serão então divididos os 8 clubes em 2 séries de 4 equipas.

Ou seja, a Série 1 será composta com o primeiro classificado da Série A, B, C e D. Já a Série 2 será composta com o primeiro classificado da Série E, F, G e H.

Cada série será composta por 4 equipas, que irão jogar entre si em sistema de campeonato (por pontos). Serão jogados no total 6 jogos. No final, ascende à II Liga o primeiro classificado da Série 1 e da Série 2.

Os restantes clubes que não conseguiram o acesso à II Liga, ascendem automaticamente à nova III Liga, em 2021/22.

Os dois primeiros classificados da Série 1 e da Série 2 ascendem à II Liga e disputam a final do Campeonato de Portugal, que decidirá o campeão da competição.

 

Para saberes mais sobre o formato do Campeonato de Portugal 2020/21, clica aqui